22 de ago. de 2012

Esmaltes vs Trabalho

Oi gente!
No tema de hoje, muitas de nós já sabemos as regras básicas, mas é sempre bom reforçar certo!? Pois esmaltes hoje em dia é fundamental na vida de muitas mulheres, e mesmo que não gostem precisam manter as unhas sempre bem cuidadas. Então vamos ver algumas dicas!

Foto: Google

Vou para uma entrevista, que esmalte usar? 
As entrevistas de emprego geralmente causa bastante dúvidas com relação ao look. Se tratando de unhas e esmaltes vale lembrar:
  • O cuidado com as unhas: 

Foto: Google
- Cutículas bem cuidadas (hidratadas ou retiradas, vai de cada uma)
- Unhas em tamanho razoável, não vale ir a uma entrevista sendo um cosplay da Leed Redmond, certo?!
- Unhas limpas.
- Caso esteja com esmalte, atenção para que não estejam descascando. Isso NÃO é legal e deixa um ar de desleixo.

  • Os esmaltes:

Independente da área que você deseja atuar, é indicado que nas entrevistas não se vá com esmaltes chamativos, unhas extremamente decoradas ou coisa parecida. O entrevistador pode julgar você de forma errada. Apostar no que eu chamo de básico ou no clichê, chamem do que quiser, pode ser SIM uma boa pedida. Então depois de contratada você pode observar a vibe do lugar e se adequar a ele, de acordo com seu estilo.


Cores: Rosas claros, rosas fechados, tons de coral, bege (...)
Já estou trabalhando, que esmalte eu uso?
No mercado de trabalho existem várias áreas, cada uma com seu estilo e costume. Em meio a isso existe nós, que vamos atuar nessas áreas, sabendo adequar nossa personalidade e gosto ao estilo daquele lugar, pois sabemos que em relação a beleza, muitas empresas privam os profissionais de expressarem sua individualidade e estilo, alegando que a empresa tem uma "imagem a zelar".
  • Ambientes formais (Os famosos lugares chamados de forma popular de "cheios de frescura")

Seja seu lugar de trabalho ou algum ambiente relacionado a ele é preciso ter cuidado com as cores e modelos escolhidos para suas unhas. As secretárias, advogadas, administradoras, bancarias,  recepcionistas, pedagogas (dependendo do local, as pedagogas tem uma liberdade maior) entre outras, precisam escolher cores mais formais.


Cores: Marrom, preto, renda, nudes, vinho, chocolate (...)
DicasArranha-CéuEstúpido CupidoPreto FoscoSilver Rose.

  • Ambientes informais (Os famosos lugares chamados de forma popular "de boa")

Todos os locais de trabalho são sérios, porém ambientes mais informais, descontraídos permitem que as pessoas tenham  uma liberdade maior para escolher as cores dos esmaltes, por exemplo. As publicitárias, designers, as meninas do marketing (dependendo do local), vendedoras relacionados a moda jovem, entre outras ... tem uma liberdade maior para escolher o que usar nas unhas, sem medo. Lógico que apelamos sempre para o bom senso de cada uma.


Cores: Azul, verde militar, vermelho, laranja, duochrome (...)

Além desses dois ambientes, quero ressaltar:

  • Ambientes hospitalares:


É de extrema importância esmaltes claros! Pois os esmaltes escuros escondem as sujeiras que possam ficar embaixo das unhas, podendo aumentar o risco de contaminação. 
Esmalte da foto: Paris
  • Ambientes de beleza (Os famosos lugares chamados pelas esmaltólatras de " lugar 'massa' ")

Não poderia falar de ambientes de trabalho e não ressaltar as profissionais que trabalham com beleza de forma geral. As cabeleireiras, vendedoras, representantes, manicures ... acredito que tenha a maior liberdade de todo mercado de trabalho para escolher o que usar nas unhas. Os ambientes como salões e lojas de cosméticos, teoricamente, não tem porque regular as cores dos esmaltes das suas funcionárias, né?!


01 - 02 - 03 - 04
Dicas extras:
  1. As unhas francesinhas são sempre bem vindas!
  2. Todas as profissionais que tem contato direto com o cliente, precisa ter um cuidado maior com o que usar, lembre-se que você está representando sua empresa.
  3. Meninas, almoço, jantares corporativos... precisam sim de uma atenção nas unhas.
  4. Nas festas de fim de ano por exemplo, temos uma liberdade maior para escolher um glitter, por exemplo.
  5. Para as mulheres super atarefadas, usar películas de unhas ou esmaltes em gel poupa tempo e permite passar mais dias com a unha bem feita.
  6. Como não errar? Conhecer a política da empresa, não exagerar e ter bom senso.

  
Eu sou formada no curso de Normal Médio (Magistério), nas escolas onde passei as professoras sempre tiveram liberdade com relação a cores de esmaltes. Apenas o pessoal da direção usava cores sóbrias. Ano que vem pretendo começar o curso de Comunicação Social, onde geralmente atua-se em ambientes mais informais, o que me deixa muito feliz! rs  
Agora me contem, no local de trabalho de vocês, como é?! Já precisaram "moldar" o seu estilo?

Bjs

11 comentários:

  1. Excelente post Danny!
    Concordo plenamente com o quesito entrevista!
    Quanto aos outros, confesso que antes eu pensava nesse lado mais formal sim, sempre pintei as unhas, mas sem arte!
    Hoje, sinceramente eu me jogo. Acho que o mais importante é a postura e atitude no trabalho. Lógico que comecei com essa mania de arte quando já estava com um ano de empresa (ou seja, há quase 2 meses), mas hoje, faço o que me dá vontade, e como as pessoas já conhecem bem a minha personalidade e o meu profissionalismo, acham interessante e criativo!
    Para você ter uma idéia, eu trabalho na concessão da BMW (super formal)... trabalho de calça social ou saia, blusa social e terninho!
    Tem post fresquinho lá no blog!

    Beijos,
    Giovanna
    http://esmaltolatrasdecarteirinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Giovanna!
      Muito bom essa liberdade, e de fato, a capacidade do profissional é o que vale!

      Excluir
  2. Com certeza unhas e look na entrevista são fundamentais , depois que as pessoas do local de trabalho te conhecerem como profissional essas coisas deixam de estar em primeiro plano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Nana! Tem aquela velha história da primeira impressão, né?! Os entrevistadores podem não está por dentro da moda esmaltística e nos julgar ! rs

      Excluir
  3. Adorei as dicas, acho que vai bem do famoso e procurado Bom Senso das pessoas, porque você não vai usar um esmalte azul royal em um hospital...... hihiihih

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Perfeito e completo o post, excelentes dicas.
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2012/08/estrelinhas-vermelhas-44-esmaltacao.html

    ResponderExcluir
  5. Oiiii, ótimas dicas, mas como disse a Mônica tem que prevalecer sempre o bom senso :) beijocas

    ResponderExcluir
  6. Excelente dicas.
    Adooro esmaltes, e nunca posso inovar muito nas unhas, pois sou advogada e preciso passar uma imagem bem mais séria... ;D
    DA UMA OLHADINHA , TEM POST NOVO: http://www.blogdatarde.com/2012/08/naugusto-e-savia-salon-e-spa.html

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas Dany
    é verdade temos que adaptar as unhas ao ambiente de trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente adoro imagens, mas se seguir a carreira que quero, não poderei usar. Faço curso técnico em agroindústria e pretendo fazer engenharia de alimentos ano que vem e depois seguir na área alimentar. Umas primeiras regras que a gente aprende sobre higiene do manipulador é justamente essa, NADA DE ESMALTES (nem mesmo base, porque se descascar é pior que esmaltes de cores fortes porque a gente não enxerga).

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi !!
Obrigada pela sua visita, vamos adorar ler seu comentário.