21 de jan. de 2012

É sempre bom cuidar!

Boa noite meninas!

Nessa noite de sábado, venho falar um pouquinho do que a gente usa sempre, mas as vezes falta um pouco de cuidado! Os materiais que nós usamos como alicate, lixas, palitos (...)
Eu estava me perguntando qual seria o melhor jeito de esterilizar esses materiais, então fui fazer perguntinhas ao meu amigo Google e acabei achando uma matéria no Carajás o Jornal, legal e vim mostrar um pouquinho aqui, separei alguns pontos:

º Sobre o modo que algumas pessoas esterilizam o alicate, com acetona, a matéria diz:

Para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o método não funciona. Segundo o enfermeiro César Augusto, nem mesmo as estufas usadas para fazer o processo de esterilização dos alicates oferecem cem por cento de segurança. “A maioria das manicures acha que a estufa esteriliza. A estufa não é suficiente para esterilizar os materiais principalmente se colocados em tempo incorreto. O mais correto seria que cada pessoa tivesse seu próprio material de manicure (alicate, tesoura, espátula, lixa e outros instrumentos que fazem parte do kit manicure)."

(Centro de Testagem e Aconselhamento fica em Parauapebas no Pará)

º Esse Centro de Testagem e Aconselhamento realizou um treinamento para algumas manicures para conscientizar algumas manicures sobre o cuidado com esses materiais utilizados. Nesse treinamento teve uma infectologista esclarecendo dúvidas e profissionais que trabalham na Vigilância Sanitária. É um dica que muitas pessoas já sabem, mas achei legal destacar aqui o que uma fical falou:

De acordo com a fiscal sanitária (...) “Uma coisa fundamental, é que toda manicure use luvas descartáveis, lixas descartáveis, enfim: quando o assunto é atender várias pessoas por dia, o ideal é que o material seja todo descartável. Porém o mais correto, é que toda pessoa que for arrumar as unhas em um salão tenha seu próprio kit manicure”

º Algumas dicas sugeridas na matéria:

Lixa de pé
Se ela foi passada no pé de alguém com micose, a próxima cliente do salão pode ser vítima dos fungos.
Lixa de unha
Também pode transmitir micoses. A unha esfarinha e fica esbranquiçada.
Alicate
É o maior responsável pela transmissão de doenças como a Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga. Já o risco de se contaminar com o vírus da Aids é baixo, porque ele não resiste muito tempo vivo fora do corpo.
Bacias e potes
A água quente usada para amolecer a cutícula ajuda na proliferação de fungos. Por isso, compartilhar aquelas bacias de pé e mão é contra-indicado. A manicure deve amolecer a cutícula com algodão úmido.
Palitos de unha
Como são de madeira, não se costuma esterilizá-los. Por isso, são fonte de fungos que podem transmitir doenças à pele.
Fuja de armadilhas
Se você não pode ter o seu próprio kit, siga as seguintes dicas: peça à manicure que use lixas e espátulas de madeira descartáveis. Alicates, tesouras e espátulas de metal devem ser lavados com sabão, imersos em substâncias químicas capazes de eliminar todo tipo de bactéria (não vale acetona nem álcool) e depois colocados em uma estufa seca. Lixa de pé não tem jeito! Para não correr risco algum, o melhor é levar da sua de casa.

Bom achei legal falar aqui alguns pontos desse post, afinal é sempre bom saber sobre os cuidados que precisamos ter né? É legal lembrar que não é só de alicate que a vida é feita, e temos que nos preocupar com os outros materiais também. ( Fica dica para quem não usa alicate )
Sobre a dica de amolecer cutículas que o post apontou, eu fico com o amolecedor de cutículas mesmo, sem algodão.
Acabou de passar no NE TV sobre Hepatite B, e qual foi um dos modos de contatos citados? É, o alicate de unha ! Mas como falei, não é só do uso de alicate que a vida é feita...
Então fica ;)

E vocês, esterilizam os materiais ? Como ?

2 comentários:

  1. Esta corretíssimo, na verdade isso serve para todos, eu por exemplo prefiro fazer as unhas em casa, tenho uma "boa" coleção de esmaltes e não gosto de emprestar meus materiais e se empresto, todos estão devidamente limpos.

    Adorei o post! Parabéns :**


    http://comandodasmulheres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. adorei poderiamos começar uma campanha cada um com seu material.bjs

    ResponderExcluir

Oi !!
Obrigada pela sua visita, vamos adorar ler seu comentário.