19 de fev. de 2011

DANGER! Onicomicoses

Boa noite :)
Bom, pelo título vocês ja devem saber do que se trata o post de hoje! Eu não sei vocês, mais gosto de fazer/ler posts de dicas e informações, porque sei que ninguém ta livre né verdade ?! Vou tentar fazer um resuminho ! haha

O que é ?
- Onicomicoses nada mais é uma infecção nas unhas, que é causada por fungos.

Como se adquire ?
- Através de animais, do solo, outras pessoas, alicates ou tesouras contaminados.

Do que os fungos gostam ?
- Da queratina, 'substância que forma as unhas', é um prato cheio para eles. As unhas geralmente afetadas são as do pé, por causa do ambiente de sapatos fechados. Úmido, escuro e aquecido.

Alguns tipos :
  • Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.
  • Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
  • Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha

  • Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.
  • Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.


Tem tratamento ?

- Os medicamentos podem ser de uso local ou oral. Os sinais de melhoras, dependem do crescimento da unha. Ou seja, é demorado. Eu li que onicomicoses é difícil em crianças por o crescimento das unhas delas é bem mais rápido que o nosso. Em nós, as unhas dos pés podem chegar a 12 meses para se renovar totalmente. E o tratamento terá que durar todo esse tempo.

" O tipo de tratamento vai depender da extensão da micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento. "

Como prevenir ?

  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
  • Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
  • Evite mexer com a terra sem usar luvas.
  • Use somente o seu material de manicure.
  • Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
  • Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
Complicado, ein ?! Temos que está sempre ligadas no modo de como evitar, porque vimos o quanto pode ser doloroso, o quanto é demorado o processo de cura total, sem falar que esteticamente também não é legal.

Beijos

FONTES: Dermatologia.Net , ABC da Saúde

2 comentários:

  1. Nossa q horrivel =/

    amei as dicas..... tem q se cuidar mesmooo

    bom final de semanaaaa

    Beijoooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito feio de ver né?
    Mas é informação!!

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir

Oi !!
Obrigada pela sua visita, vamos adorar ler seu comentário.